1. Nunca dês informação pessoal:

Estar em chats online é como falar com estranhos, mas com uma diferença: não os consegues ver. Por isso, nunca dês a ninguém o teu nome completo, a tua morada ou o teu número de telefone. E, já agora, não faças nada disto com os dados de outra pessoa. Tem também cuidado ao divulgares coisas sobre a tua vida, como moradas de sítios que frequentas.

2. Não uses o teu nome completo verdadeiro:

Podes escrever só o teu primeiro nome, ou criar uma assinatura (nickname) engraçada.

3. Guarda a password só para ti:

Apostamos que odeias quando alguém entra no teu quarto sem tu saberes, não é? Pois então, dares a tua password a outras pessoas é como deixares todas as tuas gavetas abertas para quem quiser espreitar...

4. Lê sempre as regras de utilização dos sites:

Os sites são diferentes uns dos outros. Alguns deixam que a informação que lá se coloca seja vista por toda a gente, outros deixam que se escolha quem pode ver o que escrevemos ou mostramos. É importante que saibas o que estás a fazer.

5. Mostra só o que não te importas que seja visto:

Qualquer pessoa pode usar a Internet. Os teus amigos, os teus pais, os teus vizinhos, os teus professores, basicamente toda a gente. Por isso certifica-te de que só mostras aquilo que não é privado... Se queres manter coisas privadas não as coloques na Internet.

6. O que se põe na net, fica na net:

Não te esqueças desta regra. Mesmo que apagues coisas que colocaste online, há quase sempre a possibilidade de essa informação ser vista em versões antigas de sites. Em caso de dúvida, não publiques.

7. Não faças downloads de origem desconhecida:

Os downloads podem ter vírus que estragam o teu computador ou que, pior que isso, atacam a tua conta de email e desatam a enviar mails da tua caixa para desconhecidos. Há formas de o teu computador te avisar se os downloads são seguros. Por isso pára e pensa antes de começares a descarregar.

8. Os amigos da net devem permanecer na net:

Há muita gente fixe na Internet. Mas também há pessoas más. Se alguém que apenas conheces da net se quer encontrar contigo avisa um adulto. Se decidirem mesmo encontrar-se leva alguém crescido contigo.

9. Se te sentires inseguro, diz a um adulto:

Se alguém ou alguma coisa te faz sentir desconfortável, se começaste a achar que algo não bate certo, que há alguém a querer saber coisas estranhas sobre ti, a fazer demasiadas perguntas, por favor, diz aos teus pais, ou a um professor em quem confies, ou até mesmo à polícia. Mesmo que tenhas feito alguma asneira, o melhor é mesmo contar antes que algo de mal aconteça.

10. Lembra-te sempre disto:

A Internet é um meio divertido, onde podes aprender muitas coisas e até fazer novos amigos. Mas é um meio pouco controlado, onde se pode mentir sem se ser apanhado. Se seguires estas regras que escrevemos aqui, quase de certeza que só vais tirar da Internet o melhor que ela pode oferecer.

Comentários

  • daniel den

    tudu ta bom

    2013-01-15
  • Mria Ins Curica /2012-08-1914:00:13

    Este site é uma loucura porque tem quase tudo o que eu gosto

    2012-08-19
  • Maria / 2012 - 04 - 29 19:46

    Eu adoro navegar em segurança é uma das coisas que eu mais gosto de fazer neste site.

    2012-04-29
  • loki

    lol isto é fixe

    2012-03-11
  • geiby

    nao poluir

    2011-04-18
  • Unknow

    fazer downloads é ilegal!?

    2011-02-19

Deixa o teu comentário




Mais Cenas


Para Rir

  • O professor ao ensinar os verbos: - Se és tu a cantar, dizes: "eu canto". Ora bem, se é o teu irmão que canta, como é que dizes? - Cala a boca, Alberto! ...


    Filipe Gomes

Sapo Kids

Olha o que o sapo

tem para ti